segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ser líder é...

Que tipo de líder você é? Se ainda não exerce esse papel, então como você classificaria a pessoa que o chefia diretamente? Basicamente, no que diz respeito à tomada de decisões, podemos encontrar três tipos de comportamento de liderança nas empresas: a autocrática, a democrática e a laissez-faire. Não existe o melhor nem o pior, pois cada um desses comportamentos enquadra-se mais adequadamente com determinado tipo de serviço que precisa ser prestado e suas circunstâncias. O que é desastroso, sim, é um líder com comportamento desencontrado com o que é exigido para a sua atividade.
Quem lidera em momentos de extrema tensão ou de necessidade de resposta urgente não pode deixar de ser autocrático e de centralizar as decisões. Imaginem num prédio em chamas se alguém vai querer reunir a turma para decidir qual a melhor saída ou atitude a ser tomada. Não mesmo, é hora do líder entrar em ação e comandar o espetáculo.
Já em uma empresa de propaganda, onde a participação de todos (por exemplo, em um brainstorm) propicia o aproveitamento das melhores idéias para atingir o público alvo de uma campanha publicitária, a democracia deve imperar.
O comportamento laissez-faire, o qual por si só parece se contradizer com o próprio conceito de liderança, estabelecido sobre os pilares de autoridade e de responsabilidade, também encontra o seu meio. Como um líder laissez-faire atuaria então? Talvez num ambiente no qual as pessoas precisem resolver as coisas por si só, com um mínimo de interferência. Quem sabe um professor de uma escola de pintura que, após o ensinamento da técnica a ser utilizada, libere os alunos para o uso da criatividade e da iniciativa individual, deixando ‘rolar’.
O líder atuante, porém, não pode prescindir de observar e de controlar três dimensões básicas: tarefa, pessoa e desenvolvimento. Na tarefa, ele estrutura as atribuições de trabalho do seu grupo, estabelece as suas metas e cobra o cumprimento dos prazos acordados. Na pessoa, prima pelas boas relações interpessoais, pela acessibilidade e preocupa-se com os problemas dos seus subordinados. Na dimensão desenvolvimento, o líder abre janelas para a experimentação, para o surgimento de novas abordagens para os problemas e estimula as mudanças e os novos jeitos de se fazer as coisas.
E aí, descobriu como você é ou como é o seu líder?
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Leia mais:
BATEMAN, Thomas; SNELL, Scott. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.

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