sábado, 9 de maio de 2009

Umas gotas de Aprendizagem

Caravantes e Pereira (em Carvalho*) definem aprendizagem como “o processo de aquisição da capacidade de se usar o conhecimento, que ocorre como resultado da prática e da experiência crítica e que produz uma mudança relativamente permanente no comportamento”.
Agregando, Chiavenato** entende que aprendizagem é uma mudança ou alteração permanente no comportamento em função da experiência passada de cada indivíduo. Algumas mudanças comportamentais podem ser observadas nas pessoas à medida que elas se desenvolvem da infância até a maturidade. A aprendizagem afeta poderosamente a maneira pela qual uma pessoa pensa, sente e age, bem como suas crenças, valores e objetivos pessoais. Tudo é aprendido na vida em sociedade.
A aprendizagem, como um processo complexo e influenciado por inúmeras condições, obedece às seguintes leis:
Lei do efeito – prega que a pessoa mantém um comportamento que lhe traz recompensas (resultados e efeitos positivos) e tende a descontinuar um comportamento que não lhe traz recompensas. A recompensa afeta a aprendizagem, reforçando-a positivamente;
Lei do estímulo – prega que os estímulos, recompensas ou incentivos são importantes na aprendizagem. Quanto maior for a recompensa, mais rápida e efetiva será a aprendizagem;
Lei da intensidade – prega que quanto maior for a intensidade dos exercícios e da prática, mais rápida e efetiva também será a aprendizagem. Se a intensidade for pequena ou se o conteúdo for superficial e rápido, a pessoa não consegue reter o que precisa aprender;
Lei da freqüência – prega que algo que foi aprendido seja sempre exercitado ou lembrado com freqüência para que não ocorra o esquecimento;
Lei da recentidade – prega que, para que haja recentidade entre o aprendido e o efetivo desempenho, o espaço de tempo entre a aprendizagem e o desempenho é muito importante. O novo comportamento aprendido deve ser mantido com exercícios constantes;
Lei do descongelamento – prega que os antigos hábitos e experiências sejam descongelados para que o novo comportamento seja aprendido. É preciso desaprender os velhos padrões de comportamento que serão substituídos e que conflitam com os novos padrões que precisam ser aprendidos;
Lei da complexidade crescente – prega que o processo de aprendizagem em tarefas mais complexas deve começar pelos aspectos mais simples, imediatos e concretos e avance, passo a passo, na direção dos aspectos mais complexos, mediatos e abstratos.
*CARVALHO, Antônio Vieira de. Treinamento: princípios, métodos e técnicas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
**CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. São Paulo: Atlas, 1999.

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