sexta-feira, 10 de abril de 2009

Decidindo com sabedoria

Não existe receita de bolo para alguém tomar uma decisão, mas sim uma grande variedade de dados, informações e conhecimentos que devem ser analisados e estudados, tudo isto somado com uma grande pitada de intuição. Para as diversas situações e momentos em que precisamos tomar uma decisão dentro de uma empresa, é necessário observarmos, como base, alguns pontos: definir o problema, identificar critérios de alternativas com pesos definidos em importância, muita informação, olhar e pensar nas melhores alternativas. Essas etapas são óbvias, mas é uma linha que pode dar uma direção para encontrarmos uma solução e não ficarmos dando voltas. Hoje, podemos contar com softwares especialistas que nos auxiliam na compreensão de todos estes dados.
Pensadores e estudiosos do assunto dizem que uma tomada de decisão é a criação de uma identidade com alguma coisa na qual acreditamos. Há a constatação de que uns decidem sozinhos, outros em grupos e, hoje, existem empresas estruturadas para ajudar você a tomar decisão. Este mercado está crescendo rapidamente porque, cada vez mais, as decisões precisam ser rápidas e certas.
Alguns elementos intrínsecos no processo de tomada de decisão não podem ser desprezados. Claro que nos dias de hoje as fontes de informações tem uma importância fundamental para dar sustentação a qualquer tomada de decisão. O saber ouvir e ter as pessoas certas ao seu lado com um único objetivo são fatores indispensáveis. A intuição, apesar das novas teorias que teimam em tentar enfraquecê-la, ainda pesa na hora de decidir.
E o perfil do gestor, como se encaixa em tudo isso? Bom, para começar, gestor já é uma palavra bastante complexa para simplesmente criarmos um perfil de suas atitudes. Teríamos que analisar sua formação, caráter e, fundamentalmente, sua visão de futuro dentro do contexto no qual se encontra. Pensando em um gestor modelo ou moderno, suas decisões teriam que estar pautadas em um grande número de informações e o mesmo deveria estar engajado, realmente, na verdadeira busca da solução. O gestor deve estar sempre ligado à idéia de buscar as melhores ferramentas e pessoal para formar uma equipe, pois as empresas não precisam de heróis solitários, mas sim de líderes inteligentes e agregadores.
Observe, analise, consulte e decida com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário