quarta-feira, 8 de abril de 2009

Umas pinceladas de Estratégia

Estratégia é uma coisa tão comum em nossas vidas que sequer a percebemos quando fazemos uso dela no dia a dia. Até para ir no supermercado elaboramos a nossa listinha básica, pensamos no melhor caminho e horário para chegarmos lá e escolhemos os produtos que mais se adequam às nossas necessidades e condições financeiras. É simples. Não é preciso que o futuro de uma empresa esteja em jogo para que se lance mão de uma estratégia. Porém, neste caso, como o enfoque que quero passar é o do mundo empresarial irei me ater a ele.
Polidoro* nos explicita, sob um enfoque de administração orientada para resultados, o seu entendimento sobre o que vem a ser estratégia: “a estratégia pressupõe um conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e planos para atingir esses objetivos; atividades e posturas a assumir para atingir o que se pretende ser”. Outra definição a ser mencionada é encontrada em Wright, Kroll e Parnell**: “estratégia refere-se aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização”. Bossidy e Charan*** definem os objetivos básicos de uma estratégia como sendo o ganho da preferência do consumidor, a criação de uma vantagem competitiva que seja sustentável e o retorno financeiro para os acionistas. Complementam, ainda, ao salientar que o cerne e os detalhes de uma estratégia devem se originar na mente das pessoas mais próximas da ação e que conhecem seus mercados, seus recursos, seus pontos fortes e fracos.
Pois bem, gosto mesmo é do tratamento que Jack Welsh, em Paixão por Vencer****, deu ao significado de estratégia. Agregando a vida real aos conceitos mais acadêmicos e já tão discutidos e elaborados, Welsh, com toda a sua experiência executiva, entende que o que importa mesmo é a ação, ou seja, na hora da estratégia, se quisermos vencer, o ideal é pensar menos e fazer mais. O pensar menos, obviamente, não significa deixar de pensar, mas usar a objetividade como guia. E nesse rumo, constrói a sua definição: “estratégia consiste simplesmente em descobrir a grande idéia, definir uma trajetória geral, incumbir as melhores pessoas de desbravá-la e então partir para a execução, com ênfase implacável na melhoria contínua.”
Boas estratégias!
*POLIDORO, Ivan Carlos. A convergência essencial: marketing e planejamento integrados nas definições estratégicas das organizações. Caxias do Sul: Educs, 2003.
**WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
***BOSSIDY, Larry; CHARAN, Ram. Desafio: fazer acontecer: a disciplina de execução nos negócios. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.
****WELSH, Jack. Paixão por vencer: winning. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

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