O desafio de tornar mais qualificada a prestação de serviços pressupõe que a empresa esteja madura e disposta a enraizar na sua gestão um comportamento diferente daquele que temos visto por aí. Ao meditar sobre tal comportamento, tendo a elencar algumas de suas ações que julgo muito importantes para contribuir com a melhoria do negócio:
- buscar, constantemente, a adaptação e a antecipação às necessidades e aos desejos dos clientes; - estabelecer regras para o tratamento das possíveis falhas e descobrir as formas mais eficazes para a recuperação do serviço;
- procurar os meios mais apropriados para o desenvolvimento dos colaboradores, buscando incutir em suas ações o respeito pela organização, o comprometimento com o desempenho de qualidade, a pró-atividade e o sentimento de que a razão final do negócio é servir bem ao cliente;
- aprimorar, permanentemente, as estratégias de gestão, sempre atentando para as mudanças externas e para todas as demais influências que o mercado exerce;
- transmitir aos clientes segurança e confiabilidade, pautando as ações e as atitudes pelo respeito às normas legais e pelo compromisso de solucionar;
- dominar o nicho de mercado de atuação, ofertando sempre a alternativa que melhor se adequar à realidade do cliente.
Finalizando, penso ser imprescindível, além de tudo o que já foi mencionado, que haja fé e sentido no trabalho que se realiza. É preciso acreditar que vale a pena recomeçar todos os dias com a chama da transformação iluminando o caminho.
segunda-feira, 2 de março de 2009
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