Existe, atualmente, um número bastante significativo de ferramentas que servem para apoiar a tomada de decisões. Desde uma simples planilha eletrônica, com programação interna, até um sistema mais complexo e elaborado como, por exemplo, um BI (Business Intelligence). Porém, observa-se que o sucesso de uma organização depende de como os executivos se utilizam dessas informações. É imprescindível que tais informações sejam coletadas e tratadas levando-se em consideração a sua real relevância e significação para o negócio, evitando, dessa forma, o desperdício de tempo e a decepção posterior quando não consegue-se obter os resultados esperados. Assim, saber como fazer uso delas, no momento certo, é capaz de determinar o sucesso do empreendimento.
Outro ponto importante a destacar é a participação direta do usuário final na elaboração, projeto e desenvolvimento do software de apoio, uma vez que ninguém, teoricamente, conhece melhor o seu negócio do que ele mesmo. Buscar interpretar o real desejo do cliente é, hoje em dia, um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais de informática. As diversas formas de mídia, com suas características exclusivas, e ferramentas oferecidas, ao mesmo tempo em que suportam e encantam visualmente o cliente, tendem a fazê-lo desfocar das necessidades primárias de informações sobre o seu negócio.
Portanto, a criatividade, o conhecimento e o foco do administrador são os fatores-chave que fazem a diferença entre uma boa e uma má solução de apoio à decisão.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário